quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Saudades da minha infância...

Hoje, um amigo escreveu que sentiu saudades de sua infância ao lembrar da sua piscina azul de 1000 litros, que parecia ser tão grande...
Através de seu comentário, fui dar umas voltas na minha história e me lembrei de como era simples e gostoso a infância de outrora. A tecnologia era coisa rara de se ver nas casas... Nós nos divertíamos mais com brincadeiras que, infelizmente, hoje não se vê mais.
Quem é que nunca brincou de pular corda, corre cotia, amarelinha, passa anel, bambolê e tantas outras brincadeiras que nem me lembro mais dos nomes. Quem não tinha piscina ou se tinha e ela havia furado, não sabia tirar proveito da mangueira enrolada do quintal e tomava aquele banho gostoso e ficava deslizando pelo chão...!?
Eu não tinha muitas bonecas, me lembro somente de duas: Suzi e Fofolete (azulzinha). Amava ursinhos de pelúcia, tinha um jogo de casinha em miniatura, onde na panelinha colocava capim com um pouco de arroz e acendia uma vela no fogãozinho para dizer que estava cozinhando. O meu fogãozinho ficou pretinho...rsrsrsrs...
Lembro que tinha uma amiga que, ao me visitar, brincávamos de "pregadoras"...kkkkk... na minha igreja era proibido maquiagem e coisas do tipo, então, em casa, era mais fácil ser pregadora mais produzida. Molhava meus lápis de cor na língua e os usava como batom, sombra... Acho que você pode imaginar o quanto ficava linda com aquela "maquiagem fashion", ? Pegava a banqueta do quarto da minha mãe e o fazia de meu púlpito; ali líamos a Bíblia, cantávamos hinos da harpa e fazíamos apelo.
Também me lembro de que adorava dançar, tinha discos infantis que escutava sem parar...
Tempo gostoso, cheio de inocência, ingenuidade...
Brincar na rua não era tão perigoso, raramente se via brinquedos como: armas, espadas... Os garotos curtiam mais pipas, futebol, bicicleta, bonecos como "Falcon" (nem me lembro mais como se escreve, mas acho que me entendem)...
As meninas dançavam, brincavam de boneca, casinha, velotrol, contavam histórias inventadas...
Hoje, me dá um certo arrepio ao ver que as brincadeiras mudaram radicalmente e os brinquedos também. As crianças, até mesmo nas roupas, deixaram de ser crianças e se tornam adultos mirins.
Ai, que saudade daquele tempo em que a diversão era cheio de pureza e criatividade. Lembro que uma vez, tentei bordar um lenço. O desenho era pra ser uma casa. O resultado? Um desenho não identificado...rsrsrsrs...
Aproveitei minha infância o máximo que pude, mesmo quando algumas tempestades surgiram... mas aproveitei e como!!!!
Eu sei que os tempos mudaram... Tudo está muito diferente da infância de alguns anos atrás. Sinto pena das crianças de hoje, por não saberem viver com a simplicidade daqueles tempos, porque mesmo sem tantos recursos e tecnologias, aproveitávamos os segundos vividos no nosso mundo de fantasias e sonhos.
A saudade fica, a esperança sobrevive e o desejo de ver no futuro crianças sendo crianças lateja como nunca...
Do que você sente saudades do seu tempo de criança?
Pense um pouquinho, tenho certeza, que você vai dar valor à tudo que você viveu...
Deus te abençoe!

4 comentários:

  1. Lembrar da infância é como valorizar a maior parte de um bolo... note que não digo melhor e sim maior! É nela que muito acontece... nos apropriamos dos sonhos, brincamos com o mundo possível e certamente nos apresentamos como crédulos diante da vida que está na nossa frente!! Talvez é aqui que precisamos dar uma parada pra pensar e talvez cogitar a possibiidade de voltar a ser criança, sem abandonar a responsabilidade de enfrentar a realidade de ser "gente grande"... o critério de ser como criança é no mínimo benéfico pra continuar nossa caminhada! valeu Tininha, boas contribuições vc tem nos feito!

    ResponderExcluir
  2. ...com certeza o que falta hoje para as crianças é poder ser criança! Antigamente o Pai trabalhava e a mãe cuidava dos filhos, hoje o Pai e a Mãe trabalham e os filhos são criados pela tia da creche, por uma visinha, um parente ou até o irmão mais velho, que muitas vzs também é uma criança, brincar na rua nem pensar...de tanto ouvirmos falar do "homem do saco", aquele que pegava as crianças... hoje ele é real, crianças desaparecem na porta de casa, quando não de dentro de casa, o medo tomou conta dos pais e isso gera uma super-proteção que os faz criarem meios e recursos para os manterem dentro de casa, ai entra o videogame, a internet, etc, e afasta assim a criança do que é ser criança, hoje as escolas já estão fazendo o horario de aula, como o mesmo periodo de trabalho de qualquer empresa, o meu filho de 7 anos estuda das 8:00 as 17:00, isso é o horario normal de aula e segundo o programa de ensino do SESI, este agora vai ser adaptado até o 2º grau, nossas crianças deixam de ser crianças, antes mesmo que cheguem a ser...o que
    creio ser este um dos grandes vilões da violência desenfreada no mundo, crianças adultas, adultos imaturos, que perderam por culpa do progresso capitalista mundial, o afeto, o perdão, a referencia de familia, porque cresceram ou são obrigados a crescer antes mesmo de serem grandes,nossas crianças precisam saber o gosto do pega pega, da mãe da rua, do pula sela, passa anél, bolinha de gude, pião, taco, vixiii, como é bom ser criança... que tal um projeto de resgate a infância perdida, pense nisso...podemos plantar uma semente, creio que belos serão os frutos!!! um bjão no seu coração e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai você me fez viajar na minha infância tb, os tempos atuais são tão dificeis que sinto saudade de qdo eu não me preocupava com nada, com casa, com contas, com marido, com emprego, era tão bom e eu era tão ansiosa pra crescer logo. tsc..tsc..tsc...

    ResponderExcluir
  4. Me lembro que quando eu saía do colégio, eu tirava os sapatos e tirava a camiseta da escola e amarrava tudo de uma forma hippie-maluco. O trajeto do colégio para a minha casa, que era para ser feito em 30 minutos, demorava 2 horas!!!
    HEHEHE!!!
    Eu imaginava mil e uma coisas! Desde astronauta até big star de Rock!!!!

    ResponderExcluir

Agradeço por desejar compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre o que escrevi. Sinta-se em casa e lembre-se que o respeito faz toda a diferença ao manifestar seus comentários. ;-)