segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lições entre pedras e flores

Ela aprendeu desde pequena o significado das palavras como: respeito, dignidade, caráter, honestidade,... Não através de aulas teóricas, mas observando cuidadosamente os atos e gestos de seus pais.  
Sabia que era reprovada em suas atitudes erradas com um simples olhar do pai e entendia que a disciplina era um ato de amor para fazê-la crescer com os valores e princípios que a tornariam uma pessoa melhor.
Mas também aprendeu que o preço era alto por viver os valores aprendidos com eles. 
Não aceitava ser conivente com atitudes ou palavras que feriam aquilo que ela pensava ser o certo. Cansou de ser um fantasma, ignorada por pessoas que a achavam "bobinha" demais. Humilhada foi e nem por isso abriu mão do que acreditava... Apesar que,  humilhação parecia fazer parte de seu currículo de vida. Chorou às noites tendo o travesseiro como testemunho de sua tristeza e a indignação ao ver coisas que a feriam e causavam raiva com as injustiças que presenciava...
Nunca abriu a boca pra se defender... Ela não sabia!
Sempre era tomada por uma anestesia quando era exposta, ridicularizada ou quando sofria a indiferença de alguém. 
Sua sensibilidade era apurada e sabia que o seu silêncio guardava respostas valiosas, pois o seu olhar jorrava a verdade e a misericórdia...
Cansou de brigar com o tempo pensando ser este o seu inimigo quando surgiam as tempestades; mas logo percebeu que ele era o seu melhor amigo quando percebia que o amanhecer despontava... 
Sim, o choro pode durar uma noite inteira. Noite essa que poderia ser a representação de dias, meses e anos. Mas ela sabia que o amanhecer despontaria e um novo dia surgiria trazendo a vida que tanto ansiava... 
Ela aprendeu com o silêncio e a paciência a caminhar por entre pedras e flores...
Ela aprendeu a cantar nas tempestades e nos dias de sol...
Ela sonhou muito e pouco realizou até então...
Mas deu de si o melhor que pôde. Errando querendo acertar. Acertando...
Uma coisa era certa: Jamais deixou de lado as lições que aprendeu com seus pais mesmo quando as pessoas mais fortes do que ela desejavam influenciá-la.
Ela sabia que lições como respeito, dignidade, honestidade, caráter não eram pra ser vividas enquanto estivesse debaixo do teto de seus pais, mas era lições pra serem vividas por toda a sua vida.
E foi assim que viveu como alguém simplesmente, humana!



5 comentários:

  1. Querida,

    Como eu sempre digo:

    Suas palavras são testemunhos que edificam aqueles que precisam ler algo que aproximem de Deus.

    Como um lindo beija-flor, você sempre nos presenteia com o mais doce do mel extraído das flores.
    Você me é tão querida, tão especial.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Às vezes me questiono sobre a valia do silêncio e da paciência. Mas tenhamos fé nesse caminho!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!!

    No momento não estou passando para opinar, mas para deixar-lhe um convite...para visitarem meu blog que acabei de fazer, é um blog Cristão, sem meias verdades, histórias engraçadas, ou frase bonita, mas afim de ver novamente a verdade se impor. Espero sua visita e sua opinão.. tenho só uma postagem até agóra, mas já dará para saber se o conteudo do blog vai ser serio ou não.

    Grato pela atenção!

    Blog: Testemunha de Cristo




    http://testemunhadecristo2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma lição de vida esse seu post Mami.

    Quantas e quantas vezes pensei em jogar tudo pro alto.

    Mas olho pra trás, pras minhas raizes e vejo que posso suportar mais um pouquinho.

    Beijinhos
    Boa noite

    ResponderExcluir

Agradeço por desejar compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre o que escrevi. Sinta-se em casa e lembre-se que o respeito faz toda a diferença ao manifestar seus comentários. ;-)