domingo, 22 de março de 2015

Escolher nossos amigos



Texto de Henri Nouwen, publicado por Karen Bomilcar

"A vida espiritual é uma das escolhas que precisamos fazer constantemente. Uma das escolhas mais importantes da vida é a das pessoas com quem desenvolvemos relações próximas. Dispomos apenas de uma quantidade de tempo limitado na vida. Com quem é que passamos e como? Esta é provavelmente uma das mais decisivas questões da nossa vida. Não é sem razão que os pais se preocupam com quem os filhos trazem para casa como colegas, amigos ou namorados. Eles sabem que muita da felicidade dos seus filhos depende daqueles que escolhem como companhia.

A quem devemos recorrer para nos aconselharmos? Com quem é que passamos nossas tardes livres? E nossas férias? Às vezes, falamos ou agimos como se tivéssemos poucas hipóteses de escolha nessa matéria. Às vezes, agimos como se já tivéssemos sorte por haver alguém que queira ser nosso amigo. Mas esta é uma atitude muito passiva e até fatalista. Se realmente acreditamos que Deus nos ama com um amor incondicional, então podemos ter a certeza de que há neste mundo mulheres ou homens que estão ansiosos por manifestar este amor.

Mas não podemos proceder passivamente à espera que alguém apareça para nos oferecer sua amizade. Como pessoas que acreditam no amor de Deus, temos que ter a coragem e a confiança para dizer alguém, através do qual o amor de Deus se torna visível para nós: “Quero passar algum tempo de você, conhecê-lo, ser seu amigo. O que você acha?”.

Haverá recusas, haverá a dor da rejeição. Mas, se queremos, de fato, evitar todas as recusas e rejeições, nunca criaremos um ambiente onde possamos crescer mais fortes e profundos no amor. Deus tornou-se humano para fazer com que pudéssemos como que tocar o amor divino. Isto é a encarnação. E a encarnação não aconteceu só há muito tempo, mas continua a acontecer para aqueles que acreditam que Deus lhes porá no caminho os amigos de que precisam. Mas a escolha é nossa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por desejar compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre o que escrevi. Sinta-se em casa e lembre-se que o respeito faz toda a diferença ao manifestar seus comentários. ;-)