quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Pedras em mãos covardes

A verdade é algo que incomoda e isso ninguém pode negar.

Ele era um grande educador. Não fazia distinção e sentava com todos que desejam aprender.
O seu conhecimento não veio de livros, de colégios famosos, de universidades cheias de prestígios... Pelo contrário,... Tudo que sabia aprendeu com o seu pai.
Ele era de uma comunidade desprezada e menosprezada por muitos. Era difícil alguém acreditar que ele sabia tanto.

A grande questão é que ele era visto como alguém que veio bagunçar o que era "certinho". Isso trazia medo e insegurança pra muitos... Raiva e desprezo pra outros... E pra muitos, uma esperança e mudança de vida jamais vista.

O entardecer surgia sutilmente e muitos se preparavam para ir a uma festa tradicional e popular. Os irmãos do educador que gostavam muito de puxar pra si o brilho do irmão, o incentivaram a ir pra festa e ser o "pop star" no meio de toda aquela gente.

Ele, o educador, tinha outros planos. Planos mais nobres, mais profundos, mais honestos,...

Os irmãos foram, achando que ele não fosse. Mas ele foi...

Assim que perceberam que o educador estava na festa muita gente quis ouvi-Lo. Pessoas de todas as idades ficavam encantadas com a inteligência daquele rapaz e as crianças amavam brincar com ele.

Até que chegou a hora em que surgiu aquela turminha que gosta de estragar a festa, arranjar brigas, gente covarde que tenta provar não pra os outros, mas pra si mesmo que são melhores dos que os outros...

Quando viram o educador não pensaram duas vezes e foram perturbá-Lo, mas não deu muito certo. O educador não só era inteligente, prudente,... Ele era sábio. Sabia que a hora de dar uma boa resposta não havia chegado.

Então, ele saiu da festa e foi acampar sozinho em uma montanha para descansar e se preparar para o trabalho do outro dia.

Mal o dia amanhecera, lá estava ele rodeado de pessoas no lugar em que mandava e desmandava a turminha de covardes. Assim que souberam da presença do educador, não pensaram duas vezes e disseram entre si: " É hoje que acabamos com ele."

- E aí sabichão!!! - gritava um dos líderes da turma de covardes. - Olha só o que encontramos!!! Essa garota estava agarrada com outro cara dentro da sala de aula com um comportamento inadmissível. A universidade condena esse tipo de postura e diz que ela deve ser expulsa. Qual é a sua posição diante desse ocorrido lamentável?

O educador, aparentemente, não deu importância ao grupo escandaloso. Ele percebeu que o intuito não tinha nada a ver com a garota, mas era uma forma de lançar todo mundo contra ele e um modo de acusá-Lo como charlatão.

Mas o grupo continuava a gritar e questionando o educador. Os que estavam ao redor começaram a ser influenciados pelo grupo e exigiram uma posição dele.

Enquanto berravam, o educador pegou uma pedra no chão e começou a escrever algumas coisas que não dava para entender ao certo em uma outra rocha grande que também ali estava.

A gritaria aumentava e ele pacientemente olhou para a turma que estava ali e disse:

- Quem nunca errou ou fez alguma coisa ilícita que entregue a garota na diretoria pra que ela seja expulsa.

Nem é preciso dizer que a turma ficou de boca aberta e sem graça, né?...
Todos conheciam bem quem era quem. Todos sabiam o que cada um fazia quando ninguém estava por perto...

A garota que foi usada por eles, amedrontada, angustiada,... ficou surpresa ao ver que ninguém a tomou pelo braço e a levou para a diretoria. Pelo contrário, quando o educador deu a sua posição ficaram tão sem graça que só ficaram os dois ali.

- Ixi! Acho que todos se foram, não é mesmo?
- Sim... - respondeu sem graça a garota.
- Faz o seguinte: vai pra casa, reflita sobre sua vida e o que você deseja pra si e muda o rumo das coisas. Você tem valor, garota.

A menina se foi.
A turma de covardes, enfurecida por ser vencida se foi.
As pessoas que estavam recebendo a aula de graça se foram envergonhadas por se deixar influenciar de novo pela turma conhecida de todos.
E o educador ficou ali, cheio de gratidão por ter ensinado através da sua atitude, livrado uma garota da maldade de um grupo cruel e cumprido uma parte da sua missão.

Ele sabia que ensinar era uma tarefa difícil.
Mas o amor que ele tinha derrubava todas as dificuldades.

***

Essa história foi inspirada no texto de Jo. 8 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por desejar compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre o que escrevi. Sinta-se em casa e lembre-se que o respeito faz toda a diferença ao manifestar seus comentários. ;-)